Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2009

Evolução

Da minha janela vejo crianças brincando de forma desordenada, se machucam buscando lugar entre os carros. É o único lugar disponível, a rua, esses meninos têm menos idade que eu tinha quando o asfalto chegou, a única diferença entre eu e eles é a conversa que ate assusta:

-Se tu quiser a gente acerta com eles, é dois ´´palitos dá nada``!

Quando presto atenção reparo que esta como sempre foi, mas será que muda? O cinema joga na violência no chão da minha sala onde o traficante é negro ou latino, ganha milhões, mas não sabe falar ou se expressar, no mesmo cenário, andar armado é bonito. Assisti a tantos filmes em que o vilão era negro e se fazia entender pela força que eu quase cheguei a pensar que também deveria agir assim. São tantas coisas erradas que se passaram por normais, tenho com exemplo:

· Político que rouba, mas faz;

· Traficante que vende drogas, mas ´´protege`` a comunidade;

· Injustiça em prender ladrão pobre (não aceita o furto, mas te m complacência com o infrator);

· Olhar de cima quem é menos que eu.

Não via discriminação no neguinho que aparece nas historias:

-O cara saiu dando pancada, cê só via ´´neguinho`` voando pra todo lado.

Era normal até o dia em que reparei que todos eram você, rapaz, moço e só eu era NEGÃO, MORENO e NEGUINHO. Um cara me chamou de ´´negão``, eu respondi, chamei de ´´brancão``, fui tachado de racista, faltou pouco pra me apedrejarem ou açoitarem, ainda ouvi que o preconceito parte do próprio negro, eu era racista por dar o mesmo tratamento que recebi? Como é isso?

Eu aceitava o mundo sem reservas até reparar que eu não sou o padrão do mercado, que em um filme ou novela de 300 eu sou uma ou duas pessoas, não protagonizo novela e no que depender de comerciais de TV eu não me visto, não tomo banho, não lavo cabelo, não como ou escovo os dentes.

Empurra o modelo europeu garganta abaixo e não é o que eu vejo no espelho, fico triste ao ouvir que meu cabelo é ruim, pois se assim é, também sou ruim, pois meu cabelo é próprio da minha raça e nem eu nem cabelo não somos piores ou inferiores.

Você não sabe a diferença entre nossas peles, mas o censo, o IBGE e a policia sabem e enxergam com clareza. Da melanina em minha pele ao meu cabelo crespo eu me aceito, o mundo, do pólo sul ao pólo norte, as pessoas, do homossexual ao esquimó, eu aceito sem preconceito, porque não estendem esse mesmo entendimento que é meu direito para mim?

Hoje, dia em que escrevo essa carta, é sexta-feira, são 23h45minhs eu não fui a festas ou zoeira, fiquei em casa e escrevi esse manifesto, uma carta a moda antiga, a próprio punho, com uma caneta azul sem tampa, rascunho de um texto digitado que eu encero com uma simples mensagem:

Não aceito estereótipos e não aceito racismo e discriminação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário